De acordo com estudo publicado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, no Science Advances, o hábito de brincar na natureza é benéfico para a imunidade das crianças.
LEIA TAMBÉM:
- Pesquisadores descobrem o “segredo” da imunidade conferida pelo leite materno
- Como manter uma boa imunidade infantil durante a quarentena
- Brincar na natureza traz benefícios para a saúde das crianças
Após estudarem 75 crianças com idades entre 3 e 5 anos em 10 creches finlandesas, os pesquisadores chegaram a conclusão que brincar na natureza é benéfico para a saúde das crianças.
Para este estudo, os cientistas fizeram quatro das instituições trocarem o piso coberto por cascalho de seus playgrounds por um gramado natural de floresta. Os parques das outras seis creches não passaram por modificações, deixando as áreas verdes e chão de cascalho.
A análise foi feita durante 28 dias, com os pequenos sendo incentivados a brincar nos parquinhos. Além disso, nas creches reformadas, os funcionários elaboraram atividades especiais para os alunos interagirem com a natureza, como plantar.
Após esse período, os pesquisadores analisaram as fezes, pele e sangue das crianças de todas as creches. Foi descoberto que o microbioma intestinal e o microbioma cutâneo dos alunos das creches reformadas estavam mais diversos, além de apresentarem uma presença maior de proteínas anti-inflamatórias. Por conta disso, a imunidade delas havia melhorado significamente.
Os alunos de creches com playgrounds cobertos por cascalho não tiveram os mesmos resultados.